Oi, eu sou o Lúcio

Sou fotógrafo de casamentos residente em Poços de Caldas - MG. Comecei a trabalhar profissionalmente com fotografia em 2010. Procuro fotografar com paixão, leveza e cumplicidade os casais com os quais tenho a sorte de trabalhar. A cada casal um novo mundo de possibilidades se abre. Todo dia uma história. Sou completamente feliz e realizado por fazer parte disso.

3 FOTOGRAFIAS MAIS IMPORTANTES DA MINHA VIDA E A HISTÓRIA POR TRÁS DELAS

Posso dizer com toda certeza que escolher apenas 3 fotografias mais importantes da minha vida não foi nada fácil. Afinal, são anos de trabalho, centenas de histórias e milhares de registros. Por isso, resolvi selecionar aquelas que são, não somente parte de um registro, mas quer também são parte da minha história. Por isso, vou contar a história por trás de cada uma delas.

O registro de uma família

lucio-carvalho-fotografias-mais-importantes-da-minha-vida-historias-fotografias-de-casamento

Para começar a contar sobre as 3 fotografias mais importantes da minha vida, escolhi a foto de uma mãe, amiga e ser humano incrível. Pra você pode ser apenas a foto de uma gestante, mas para mim ela representa carinho, confidência e a trajetória da minha carreira. Calma que vou explicar tudo.

Essa linda gestante é a Lívia Borges. Há 10 anos atrás me deparei com essa pessoa incrível na faculdade. Enquanto eu era um calouro do curso de Publicidade e Propaganda na cidade de Arcos, ela era minha veterana. Quando eu era um aluno na pós-graduação ela era minha professora. Foi assim que passei a conhecer um pouco mais da Lívia.

Voltamos a nos encontrar em Poços de Caldas. Na época eu era técnico de vídeo do curso de Publicidade da Puc Minas e a Lívia era professora. Não muito tempo depois ela assumiu a coordenação do curso e eu me tornei professor graças a todo o apoio dela. Esse foi um dos marcos para o começo de uma forte amizade. Passamos a compartilhar de experiências e momentos.

Um desses momentos foi o relacionamento dela com o seu atual marido, Fabiano Teixeira. Eu já conhecia o Fabiano e sempre achei ele um cara legal e dei todo meu apoio para os dois. E assim, vivi parte da história deles, ao acompanhar o namoro e ao ter a imensa honra de fotografar o casamento deste casal em 2014.

Foi gratificante fazer esse registro, mas mais do que isso, acompanhar a formação da família dois. Pude ver a Marina, primeira filha do casal a prosperar e agora, com o registro da espera do pequeno Caetano, o segundo filho de Lívia e Fabiano.

Por isso essa é uma das fotografias mais importantes da minha vida. É uma história de uma vida que acompanho desde a graduação e espero que possa acompanhar para todo sempre. Me sinto extremamente feliz e grato por poder registrar e participar dessa história.

O amor da minha vida

lucio-carvalho-fotografias-mais-importantes-da-minha-vida-historias-fotografias-de-casamento

Sim, essa é uma foto minha e da minha noiva Andressa e ela está entre as 3 fotografias mais importantes da minha vida. Já mostrei essa foto antes, eu adoro ela: não porque estou na foto, mas pela simbologia dela. Ela é o retrato de 1 ano de namoro de uma história que começou em 1999.

Sim, nossa história começou em 1999, quando conheci pela internet. Eu do interior de Minas Gerais e ela de Santa Catarina. Na época os dois eram muito crianças, afinal foi num site de jogos online que nos conhecemos. Mas foi graças também a esse site que começamos a jogar juntos e conversar. Aos poucos fomos formando uma amizade.

Crescemos conversando, aprofundando esses laços e quando nos tornamos adolescentes éramos melhores amigos. Mas para manter essa amizade não era fácil. Tínhamos de conversar da meia noite às seis da manhã para ficar mais barato, pois a internet ocupava a linha telefônica da residência.

Assim foi durante toda a adolescência, e por causa da distância nunca cogitamos um romance.  Eu comecei a namorar outra pessoa e ela também. Devido ao nosso forte vínculo os nossos pares sentiam ciúmes da nossa relação de amizade. Quando eu tinha 23 anos fui morar em  Belo Horizonte a trabalho e acabamos perdendo contato aos poucos.

Foi então que conheci uma garota e me casei, durante os 3 anos de casado me afastei da Andressa. Ela também se casou. Então, em 2015 eu me divorciei. Alguns meses após o divorcio, a internet nos uniu mais uma vez, mas desta vez pelas redes sociais. Chame de coincidência ou destino, mas vi que ela também tinha se divorciado.

Voltamos a conversar e, como já éramos dois adultos, combinamos de nos encontrar pessoalmente depois de 16 anos. Quando finalmente nos vimos a nossa decisão não poderia ser outra, começamos a namorar.

Essa fotografia representa o nosso primeiro aniversário de namoro. Para comemorar essa data especial, fomos para Criciúma, em Santa Catarina.  Acordamos as 5 da manhã e decidimos subir a Serra do Rio do Rastro para ver o nascer do sol. A subida foi longa, o morro era muito íngreme, fazia -1º grau e ventava demais. Mas valeu a pena cada instante.

Quando o sol nasceu vimos o quanto o local que estávamos era lindo. Resolvemos então tirar uma foto para registrar esse momento. Uma das fotografias mais importantes da minha vida, que me faz lembrar de toda a nossa história, do motivo da viagem e do carinho no instante que a foto foi tirada.

A minha maior inspiração 

lucio-carvalho-fotografias-mais-importantes-da-minha-vida-historias-fotografias-de-casamento

Por último, mas não menos importante, é este retrato das Bodas de Ouro dos meus pais, uma das 3 fotografias mais importantes da minha vida. Foi um momento repleto de emoção e surpresas, que foi extremamente gratificante poder registrar.

Tudo aconteceu numa cidade do interior de Minas Gerais chamada Piranga. Meus pais, nos seus 50 anos de casados, decidiram não celebrar esta data. Mas não é todo dia que se completa meio século de casamento. Por isso, eu e meus irmãos decidimos preparar uma surpresa. O primeiro passo era enganar os meus pais para irem para a cidade que eles casaram a anos atrás.

Era uma sexta-feira e toda a família viajou pra Piranga para participar da surpresa que aconteceria no dia seguinte. Para nossos pais não perceberem, convencemos os dois a irem a uma missa sábado cedo. Nos arrumamos e saímos cedinho. Quando chegamos na igreja eles perceberam que o padre que ia celebrar a missa era o mesmo que celebrou  casamento deles 50 anos atrás.

Foi esse padre que celebrou a missa de Bodas de Ouro dos meus pais. Não tem como descrever a emoção que todos nós sentíamos. O padre realizou a celebração, renovou os votos, e ao final todos os filhos discursaram.

Por mais simples que tenha sido, por menos pessoas que estivessem lá, estavam aquelas que amavam muito eles. Essa foto mostra exatamente essa felicidade. É o momento em que eles estavam saindo da igreja depois da celebração. Todas aquelas pessoas importantes estavam celebrando essa comemoração com eles jogando o famoso arroz.

Depois havia uma pequena festa esperando pelos meus pais. Era um almoço simples, mas o que importava é o motivo dele. Foi um momento de muita união de toda a minha família, todos estavam felizes. Essa fotografia mostra essa felicidade, dos frutos colhidos da família, que estavam ali para celebrar esse carinho.

Essa cerimônia é um dos principais motivos que me fizeram trabalhar com fotografia de casamento. Além do registro ter sido emocionante, a entrega do álbum para o meu pai foi um dos momentos mais gratificantes que já senti na vida. Eu vi ele se emocionando, seu olho enchendo de lágrimas a cada página.

Não há preço que pague essa sensação. Isso foi a minha motivação: fotografar pessoas comuns e saber que isso é relevante para elas. É com certeza o trabalho mais nobre que eu poderia fazer e uma das fotografias mais importantes da minha vida.

 

 

Compartilhar:

Mais artigos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.