Oi, eu sou o Lúcio

Sou fotógrafo de casamentos residente em Poços de Caldas - MG. Comecei a trabalhar profissionalmente com fotografia em 2010. Procuro fotografar com paixão, leveza e cumplicidade os casais com os quais tenho a sorte de trabalhar. A cada casal um novo mundo de possibilidades se abre. Todo dia uma história. Sou completamente feliz e realizado por fazer parte disso.

Como organizar seu mini wedding

Agora que você já sabe os principais pontos positivos e negativos sobre o mini wedding e optou por esse formato de cerimônia, está na hora de saber como organizar seu casamento. Confira abaixo os principais itens na hora de planejar tudo.

Como organizar seu casamento

Existem mil detalhes e opções disponíveis para todos os bolsos e gostos na hora de organizar seu casamento. Cabines divertidas, chinelos personalizados, decoração temática, mimos para os convidados e uma infinidade de produtos. Porém, antes de contratar produtos e serviços se lembre que a principal vantagem de um mini wedding é a sua simplicidade e seu caráter intimista. O mais importante em um casamento é a alegria das pessoas e o clima de comemoração em função de sua união.

Um mini wedding é uma comemoração que envolve apenas amigos e parentes mais próximos. Entretanto, é preciso considerar que existem produtos e serviços indispensáveis que devem ser contratados. Tenha em mente que pesquisar tudo com antecedência te proporciona uma variedade melhor de opções e valores. Na região de Poços de Caldas, por exemplo, o prazo entre um ano e um ano e meio antes do evento costuma dar grande tranquilidade. Dessa forma, você consegue orçar, comparar e planejar com carinho a contratação de todos os profissionais envolvidos.

Cerimonialista

A cerimonialista é o braço-direito da noiva na hora de planejar seu casamento. Existem várias profissionais com características e visões diferentes que atuam em Poços de Caldas. Para um mini wedding, procure uma profissional que compartilhe da sensibilidade e emoção necessária para a cerimônia. É o contrário de um casamento tradicional, no qual a presença de muitos convidados demanda de um cronograma rígido. O mini wedding é um tipo de evento mais simples, emotivo e íntimo. Então converse e contrate uma cerimonial na qual você confie plenamente, para que os pequenos percalços durante o planejamento, organização e execução de seu evento não cheguem a te incomodar. Ela vai te auxiliar com tudo relacionado ao seu casamento. Esse site lista algumas das cerimoniais que trabalham em Poços de Caldas, porém existem várias outras opções.

Local

O local escolhido para seu mini wedding deve simbolizar toda a personalidade do casal. Seja no campo, no seu restaurante favorito, no sítio da família… O mais importante é que o espaço seja a cara dos dois. Além disso, elementos como número de convidados e orçamento devem ser levados em consideração na hora de organizar seu casamento. Uma dica legal é procurar por lugares que normalmente não estão dentro do “ciclo” de casamentos. Em Poços de Caldas e nas cidades da região (Caldas, Andradas, Águas da Prata, São Sebastião da Grama, etc.), existem vários sítios, restaurantes, pesqueiros e lugares que não estão habituados a receber esse tipo de evento. Avalie o preço, a estrutura (banheiros, cozinha, acessibilidade), as opções de decoração e invista em seu sonho. Uma dica legal é a escolha do lugar ser uma das primeiras decisões tomadas pelo casal.

Profissionais de fotografia e vídeo

As fotografias e o vídeo são o registro que vai ficar depois que a data transcorrer. Acredite, o planejamento do evento é demorado e feito com carinho, mas no dia tudo passa muito rápido. Contrate profissionais que te agradem plenamente em seu estilo. Hoje em dia, quase todos os fotógrafos e videomakers trabalham bem com fotografias espontâneas. Dessa maneira, avalie também outros quesitos. Algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo são: Eu confio no trabalho do profissional ou irei me preocupar? Ele irá trabalhar apenas no meu casamento aquele final de semana? Ele ficará comigo até o fim? Quando eu olho o trabalho dele consigo me colocar no lugar daqueles noivos? Eu me emociono quando vejo o trabalho dele? Se a resposta for “sim” se prepare, pois muito mais emoção irá surgir quando ver a cobertura do SEU casamento, com SEUS amigos e familiares.

Vestido

O vestido da noiva é, sem dúvidas, a roupa mais importante do dia do casamento. Não significa, entretanto, que deve sempre ser um vestido grande, com várias camadas e cheio de brilho. As roupas são uma escolha que deve ser pensada de forma bastante racional, pois podem prejudicar muito o seu aproveitamento da festa. Para mini weddings, indico vestidos mais simples e leves. As roupas do noivo também: não há motivos para passar calor e desconforto embaixo de camadas de colete, blazer, camisa, etc. Pense em vestidos frescos, roupas leves, sapatos confortáveis. Você não precisa gastar R$600,00 ou mais em um par de sapatos lindos mas desconfortáveis que serão substituídos por um par de Havaianas logo após a cerimônia. Faça escolhas simples, elegantes e confortáveis.

lúcio-carvalho-fotografia-organizar-seu-casamento-mini-wedding-pocos-de-caldas-caldas-andradas-aguas-da-prata-sao-joao-da-boa-vista-elopment wedding-fotografias-fotografo-fotografia
Um vestido leve e simples te ajuda a aproveitar melhor a festa e sentir menos calor.

Convites

Como os gastos serão menores com a cerimônia e a festa, o casal pode apostar na criatividade na hora de escolher os convites. É ele que irá transmitir ao convidado como será o seu casamento. Por isso, aposte em ideais personalizadas que transmitam a essência do casal. Uma boa ideia, por exemplo, é pensar em algo feito de forma mais artesanal.

Cardápio

Aposte em comidas mais simples e invista em mais opções. Além de ser mais certeiro agradar aos convidados, você acaba reduzindo o gasto. Investir em uma entrada com petiscos seguida por um buffet self-service é uma boa opção, as pessoas se sentem à vontade e não dependem do serviço dos garçons. Quando for organizar seu casamento é legal também pensar em um bar com drinks. Se não for possível, faça uma média de bebida por pessoa: 4 cervejas, meio espumante e 3 drinks especiais.

Os doces e bolo são um charme a parte que valorizam a decoração. Por isso, o recomendado é escolher no mínimo 5 variedades por convidado. Boas escolhas são: bem-casados, brigadeiro, bombons, trufas e macarons.

Decoração

Assim como a cerimônia, a decoração também deve ser mais intimista, assim, arranjos personalizados como quadros dos noivos ou um porta recados, fazem a diferença. Dê atenção especial para isso na hora de organizar seu casamento. Além disso, se o objetivo é deixar o ambiente ainda mais romântico, invista em velas, plantas variadas e flores. Já fotografei alguns casamentos bem legais em que a família toda auxiliou na decoração um dia antes do evento. É impressionante a forma como uma decoração vem feita pode dar vida e transformar praticamente qualquer local em um espetáculo visual.

Iluminação:

Este item reforça o caráter intimista da cerimônia. Como citado acima, investir em velas é um dos grandes charmes. Se o casal optar por algo mais intenso, tochas e lamparinas também são ótimas opções, adequados aos ambientes ao ar livre. Para casamentos ao ar livre, se lembre: é fundamental ter luz. Atrasos ocorrem regularmente e a falta de luz pode comprometer muito seriamente o andar de seu evento.

Música

Para os noivos que não querem banda em sua celebração ou um DJ, essa com certeza é a dica que mais vão gostar: organizar uma playlist colaborativa no Spotify. Desta forma, não tem erro: a trilha sonora vai agradar a todos, noivos e convidados.

Uma outra opção legal é pensar na possibilidade de artistas solo ou bandas pequenas na hora de organizar seu casamento. Já vi um único cantor com um violão fazer todo mundo da festa dançar e foi realmente muito legal!
Se for contratar um DJ, converse previamente com ele e explique o porte do evento e a forma como pretende organizar seu casamento. O legal é que muitos DJ’s possuem também equipamentos de iluminação, então você pode conseguir algo legal por um bom preço.

lúcio-carvalho-fotografia-organizar-seu-casamento-mini-wedding-pocos-de-caldas-caldas-andradas-aguas-da-prata-sao-joao-da-boa-vista-elopment wedding-fotografias-fotografo-fotografia
Nessa celebração de Bodas de Ouro um único cantor com um violão fez toda a família dançar, em um clima muito legal!

Lembrancinhas

Deixamos o melhor para o final: as lembrancinhas. Muitas pessoas não dão atenção a esse tópico, mas ele é um dos marcos do casamento, algo para se lembrar. Por isso, escolha algo saboroso, útil ou bonito. Mas não esqueça: o mais importante é que ele conte algo sobre a história do casal. Uma lembrancinha feita com carinho leva um pouco do clima do casamento para as casas e corações dos convidados, mesmo após o fim do casamento.

Compartilhar:

Mais artigos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.